Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @jacintashackleton
Reprodução/Instagram @jacintashackleton

Imagens de um polvo-véu foram registradas por uma bióloga marinha em uma barreira de corais na Austrália. Jacinta Schackelton tirou fotos e gravou um vídeo do animal, que é extremamente raro, e publicou as mídias em suas redes sociais.

Para se ter noção do quão rara é a espécie, este foi o primeiro registro de um exemplar nos últimos 21 anos. Em toda a história, apenas quatro polvos-véu foram avistados. O animal é praticamente inconfundível devido a sua cauda colorida.


A bióloga disse em sua conta no Instagram que, no momento em que avistou o polvo, sua emoção foi tanta que teve dificuldades para respirar com o equipamento pois começou a gritar. O nome científico da espécie é Tremoctopus Violaceus Violaceus.

Leia mais: Leão Serva aborda exploração ilegal de animais ameaçados de extinção

Ministro australiano cancela visto de Djokovic e tenista pode ser deportado

“Algumas imagens do meu encontro com uma jovem polvo-véu fêmea na quinta! As cores em sua capa são incríveis e foi fascinante olhar o jeito que ela se mexia na água. Com certeza foi um encontro de uma vez na vida para mim, estou agradecida”, escreveu Jacinta.


Quando ela avistou o espécime, a certeza de que se tratava de uma fêmea se deu pois os machos são muito menores e não apresentam a cauda. Enquanto animais do sexo feminino podem atingir os dois metros, os do sexo masculino não chegam nem nos três centímetros.

Um dos principais fatores para que o polvo-véu seja muito raramente avistado por humanos é que ele costuma viver muito longe da costa. O primeiro macho da espécie foi avistado apenas em 2002. “Incrível”, descreveu a bióloga.