Notícias

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil, informa Fiocruz

Número de pacientes subiu de 5,6 mil para 13 mil em menos de dois meses; Síndrome atacou pessoas de todas as idades


15/01/2022 16h05

O Boletim Infogripe da Fiocruz divulgado neste sábado (15) revelou um aumento de 135% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil. O número pulou de 5,6 mil para 13 mil, entre novembro de 2021 e janeiro de 2022.

Devido ao apagão no sistema de informações do Ministério da Saúde, este é o primeiro boletim da Fiocruz depois de mais de um mês.

"A velocidade com que a Covid-19 se espalha entre a população cresceu, semanalmente, de 4% para 30%", disse o pesquisador Marcelo Gomes, responsável pelo InfoGripe.

O boletim também informa que o aumento dos casos aconteceram em todas as faixas etárias, inclusive crianças e adolescentes entre 10 e 18 anos. Os responsáveis por esse aumento foi a epidemia de gripe em diversos estados do Brasil e também pelos casos de Covid-19.

Leia também: Ministro do Turismo, que disse que “vacina não serve de nada”, positiva para Covid-19

A situação é preocupante em 25 das 27 unidades da Federação, pois apresentaram tendência de crescimento de casos em longo prazo. Apenas Rio de Janeiro e Roraima mostram sinais de estabilidade a longo prazo.

"Praticamente todos os estados apresentaram sinal de crescimento entre 26 de dezembro e 1º de janeiro e de 2 a 8 de janeiro. , deixando claro que tal contexto é anterior às celebrações de final de ano, reforçando a importância dos alertas quanto aos cuidados necessários à época. A manutenção da divulgação dos dados durante este período, certamente teria dado melhores condições para a população tomar decisões adequadas ao momento epidemiológico", ressalta Gomes.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19