Pfizer entrega ao Brasil o 2º lote da vacina pediátrica com 1.2 milhão de doses
Estados começaram a imunização de crianças neste final de semana; Brasil deverá receber mais 1.818.000 doses até o final do mês
16/01/2022 13h03
O Brasil recebeu neste domingo (16) o segundo lote de vacinas da Pfizer contra a Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos. A nova remessa possui 1.248.000 doses do imunizante e chegou na manhã de hoje no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
Os imunizantes foram descarregados no aeroporto com a ajuda da Receita e da Polícia Federal e foi transportada para o centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP). Após a checagem das autoridades, elas devem ser distribuídas para os estados.
Leia também: O que explica explosão de covid na Rússia, que pode ter levado país a ultrapassar Brasil em número de mortes
O número de doses do segundo lote é igual ao do primeiro, que chegou ao país em 13 de janeiro. A Pfizer ainda enviará um terceiro lote de vacinas com mais 1.818.000 doses em 27 de janeiro. Somando os três, o Brasil receberá 4.314.000 doses para o público infantil.
A primeira criança a ser imunizada no Brasil foi o indígena Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos. Ele recebeu a primeira dose em um evento simbólico do governo de São Paulo na última sexta-feira (14).
Vacinação Infantil
A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a imunização de crianças entre 5 e 11 anos no Brasil com a vacina da Pfizer em 16 de dezembro. Porém, o Ministério da Saúde, junto com Presidente Jair Bolsonaro (PL), não organizaram o calendário de imunização desse público e questionaram o órgão por conta da liberação do medicamento.
Dessa maneira, os estados começaram a se organizar para o esquema de vacinação. São Paulo iniciou na última sexta, e outros 10 seguiram com a campanha no último sábado (15).
Leia também: Rondônia confirma 51 casos da variante Ômicron e secretaria de Saúde faz alerta
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 20,5 milhões de crianças nessa faixa etária contempladas pela vacinação.
Para as crianças receberem as doses nos postos, não haverá a necessidade de uma autorização por escrito. Pai, mãe ou responsável deverá acompanhar a criança no momento da vacinação.
REDES SOCIAIS