Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Flickr/Governo do Estado de São Paulo
Flickr/Governo do Estado de São Paulo

Pesquisa realizada pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios de São Paulo (SindHosp) publicada neste domingo (16) mostrou que 55% dos laboratórios do estado possuem estoque de testes de Covid-19 suficiente para menos de sete dias. Até o próximo sábado (22), a maioria dos laboratórios terão dificuldades em realizar testes.

Outros 22% dos laboratórios alegaram ter testes para atender de 15 a 21 dias de demanda, e outros 16% para 8 a 14 dias. Apenas 6% dos estabelecimentos estão com estoque para mais de 21 dias.

Além da falta de estoque, o levantamento revelou que 88% dos gestores hospitalares de 111 laboratórios privados estão com dificuldades de adquirir testes de Covid-19 e Influenza.

Nos últimos 15 dias, 99% dos laboratórios relataram aumento na procura dos testes de Covid-19. Segundo a SindHosp, o aumento foi de 100% em 92% dos estabelecimentos.

Leia também: Após minimizar Ômicron no Brasil, Bolsonaro defende e promove autoteste para Covid-19

A procura aumentou devido a entrada da variante ômicron no Brasil, que se mostrou ser a cepa mais contagiosa. Dessa maneira, o país está batendo recordes de testes positivos. Além disso, muitos estados estão sofrendo com epidemia de gripe, que possui sintomas parecidos com a Covid-19. Isso faz com que muitas pessoas gripadas procurem um teste coronavírus.

Na última quarta-feira (12), a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) alertou que testes de Covid-19 no Brasil podem acabar por falta de insumos. A recomendação para os laboratórios é que priorizem a testagem em pacientes graves, trabalhadores da saúde e outros profissionais essenciais.

Restrição em São Paulo

A prefeitura de São Paulo seguiu as recomendações da Abramed e mudou o protocolo para testes de Covid-19 na capital.

"Eu já orientei o secretário da saúde para que, toda quantidade necessária, ele faça a aquisição. Sem nenhum problema da questão financeira, mas está faltando no mercado. A gente tem uma quantidade de testes que está sendo utilizada em situações de necessidade de internação. A gente depende do fabricante fornecer. Havendo testes suficientes, a gente vai oferecer", disse Nunes.