A plataforma Twitter anunciou, nesta segunda-feira (17), um novo mecanismo de denúncia de fake news na plataforma. De acordo com a plataforma, o mecanismo já havia sido implantado nos Estados Unidos, Coreia do Sul e Austrália.
Nesta segunda, o Twitter está expandindo o mecanismo para o Brasil, Espanha e Filipinas. De acordo com o comunicado divulgado, o mecanismo é útil, porém tem seus problemas. Dos tweets denunciados, apenas 10% violavam as políticas.
Cerca de mais de 50% do conteúdo que viola as regras, principalmente sobre Covid-19, integridade cívica e de mídia sintética e manipulada, “é identificado por sistemas automatizados, e a maior parcela do restante é identificada a partir do monitoramento contínuo de nossas equipes internas ou do nosso trabalho com parceiros externos de confiança.”
A iniciativa surgiu após os usuários levantarem a hashtag #TwitterApoiaFakeNews, denunciando o fato da plataforma não disponibilizar um canal de denúncias sobre fake news.
O tema chegou ao Ministério Público Federal, que cobrou explicações da plataforma sobre os canais de denúncia.
Leia também: Fernando Haddad testa positivo para Covid-19; Vacinação infantil contra Covid-19 em SP pode ser interrompida por falta de imunizantes
REDES SOCIAIS