Notícias

Bolsonaro lamenta morte de Olavo de Carvalho pelas redes sociais

Escritor vinha fazendo críticas ao presidente meses antes do falecimento


25/01/2022 08h53

Pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (PL) prestou solidariedade pela morte do escritor Olavo de Carvalho na noite desta segunda-feira (24).

“Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o filósofo e professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho”, publicou Bolsonaro em uma mensagem no Instagram.

De acordo com Bolsonaro, Olavo foi um “gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre.”

Leia Também: Morre Olavo de Carvalho, guru do bolsonarismo

Olavo de Carvalho é considerado o guru ideológico do bolsonarismo. Exaltado por filhos do presidente, o autointitulado filósofo era conservador e crítico da esquerda. Foi apontado como figura importante na eleição presidencial de Bolsonaro em 2018.

Ele escreveu livros como ‘O Mínimo que Você Precisa Saber para não Ser um Idiota’ (2013), ‘Os histéricos no poder – Cartas de um terráqueo ao planeta Brasil’ (2018) e ‘O progresso da ignorância – Cartas de um terráqueo ao planeta Brasil (2019)’. No ano de 2019, lançou um jornal online conservador chamado ‘Brasil Sem Medo’.

Nos últimos meses, o ensaísta vinha fazendo críticas ao presidente. Em dezembro de 2021, chegou a afirmar que votaria em Bolsonaro nas próximas eleições presidenciais por "falta de opção". Recentemente, disse que o chefe do executivo fracassou no que chamou de "luta anticomunista".

Leia Também: Moraes manda PF ouvir Abraham Weintraub sobre falas contra ministros do STF

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19