Notícias

Rosa Weber pede explicações de Bolsonaro e Damares sobre eleições no Conade

Ministra deu cinco dias para que o presidente e Damares deem informações sobre as mudanças no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência


25/01/2022 19h06

A ministra Rosa Weber, Supremo Tribunal Federal (STF), deu cinco dias para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, forneçam informações sobre as decisões que mudaram o formato das eleições e a composição do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).

A decisão foi publicada na última segunda (24), e atende a ação apresentada pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down. O despacho foi assinado no dia 20 de janeiro, pelo ministro Dias Toffoli, relator do caso.

Leia mais: OCDE faz convite para que Brasil e mais cinco países participem da organização

A Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down questiona os decretos editados pelo governo Jair Bolsonaro (10.177/2019 e 10.841/2021). As medidas determinam que o processo seletivo dos que estabelecem processo seletivo da representação da sociedade civil antes das eleições, aconteça por meio de edital.

Com isso, os representantes não seriam mais eleitos, e sim escolhidos “colocando em dúvida a seriedade de tal seleção”, de acordo com o órgão. A federação ainda pede a suspensão do edital.

Vice-presidente do Supremo, Rosa Weber alerta para a aproximação das eleições da composição do CONADE e pede que “desde logo informações ao Presidente da República e à Ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, no prazo comum de cinco dias”, afirma.

Leia também: Arrecadação federal soma R$ 1,87 trilhão em 2021 e bate recorde

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19