Poupatempo realiza mutirão para renovação de CNH neste sábado (29)
Cerca de 10 mil vagas serão disponibilizadas durante o horário de funcionamento de cada unidade
26/01/2022 13h03
O Poupatempo promove, neste sábado (29), o último mutirão do mês para renovação de CNH em São Paulo. Serão destinadas cerca de 10 mil vagas para ação, que acontecerá de forma presencial em todos os postos de atendimento do programa. A grade de agendamento será liberada a partir desta quarta-feira (26).
Com a retomada do calendário de vencimento das habilitações, suspenso pelo Governo Federal durante o período mais crítico da pandemia, os documentos vencidos nos meses de maio e junho de 2020 precisam ser renovados até o dia 31 de janeiro. Nos dois sábados anteriores, dias 15 e 22, o Poupatempo registrou mais de oito mil atendimentos em todo o estado.
O serviço presencial será oferecido no horário habitual de cada unidade, mediante agendamento prévio, que deve ser feito nos canais digitais de forma gratuita pelo portal, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. A prioridade é atender aqueles que estejam com a habilitação para vencer ainda neste mês e precisam realizar alterações no documento, como transferência interestadual, por exemplo.
Leia também: Papa pede que pais reconheçam filhos gays: “Não se escondam no comportamento de condenação”
A renovação simplificada pode ser feita preferencialmente pelos canais digitais do Poupatempo, além das plataformas eletrônicas do Detran SP. Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios.
Em 2021, cerca de sete milhões de cidadãos deram entrada ao processo de renovação da habilitação no Poupatempo. Desse total, 4,5 milhões de solicitações (65%), foram realizadas de forma online, pelo site e aplicativo.
Motoristas que tenham CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico. Outra opção é o motorista solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.
Leia também: Petrobras tem 1,3 mil casos de Covid-19 em plataformas
Veja o calendário com os novos prazos de CNH:
REDES SOCIAIS