Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Na última terça-feira (25), uma onça-pintada jamais vista no Brasil foi flagrada no Parque Nacional do Iguaçu, no oeste do Paraná. As imagens foram captadas por uma das 60 armadilhas fotográficas do Projeto Onças do Iguaçu, que monitora a espécie ameaçada de extinção no parque.

O vídeo mostra uma onça-pintada macho, jovem, passeando pelo parque e se entretendo em uma das árvores peroba-rosa. Em entrevista ao Jornal da Tarde, Yara Barros, coordenadora do Projeto Onças do Iguaçu, comemorou as imagens.

“Essa onça nunca tinha sido registrada nem no lado brasileiro, nem no lado argentino. A gente sempre fica muito feliz com o registro de novas onças. A presença de onça sempre é um indicativo de que esse Parque Nacional tem os requerimentos de habitat necessários para que uma população de onça sobreviva no longo prazo”, disse Yara.

Leia também: Quatro em cada 10 crianças tem sequelas da Covid-19 três meses após infecção

A onça-pintada é uma espécie fundamental para a manutenção da biodiversidade. “Isso deixa a gente com esperança na preservação da espécie, na região do corredor verde que abrange Brasil e Argentina, e só reforça a manutenção da integridade do Parque Nacional do Iguaçu, que hoje é a casa das nossas onças”, disse a coordenadora.

Veja o vídeo:

Leia também: PIB de SP cresce cinco vezes mais que o do Brasil em três anos, aponta Seade