Notícias

“O Brasil está pronto”, diz Bolsonaro em carta à OCDE

Além do Brasil, Argentina, Bulgária, Croácia, Peru e Romênia também receberam os convites oficiais para participarem da Organização


26/01/2022 16h31

O presidente Jair Bolsonaro (PL) enviou uma carta à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O chefe do Executivo agradeceu o convite oficial e afirmou que o Brasil “está pronto” para ingressar na Organização. A manifestação possui três páginas e foi escrita em inglês.

“Sem qualquer hesitação, posso lhe garantir que o Brasil está pronto para iniciar o processo de acesso à OCDE. Nesse sentido, eu confirmo, em nome de nosso governo, nossa disposição em trabalhar com os integrantes da OCDE por todo esse processo para alcançar convergência com os padrões e práticas da OCDE”, afirmou em um trecho.

Leia mais: OCDE faz convite para que Brasil e mais cinco países participem da organização

O Brasil formalizou o pedido de participação na Organização em 2017. A entrada dos países acontece, geralmente, de três a quatro anos após o convite de entrada. 38 países fazem parte da OCDE, incluindo: Alemanha, Austrália, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Japão, Noruega, Portugal, Reino Unido, entre outros. Os participantes representam 80% do comércio e do investimento mundiais.

Para serem aprovados pela Organização, é necessário que os países precisam aderir 215 instrumentos previstos na instituição. Na carta, o presidente Bolsonaro afirma que o Brasil já aderiu 103. “Conduzimos diversas revisões por pares, e estamos perto de concluir o processo de adesão dos Códigos de Liberalização. Também participamos formalmente em mais de 30 Comitês dentro da organização”, completou.

Além do Brasil, Argentina, Bulgária, Croácia, Peru e Romênia também receberam os convites oficiais na última terça-feira (25). Na prática, os países poderão fazer parte das discussões sobre políticas públicas em diversas áreas. Ainda é visto como um importante fator econômico para as nações.

Bolsonaro ainda afirma que o Brasil tem tradição no respeito pela democracia, liberdade individual e defesa dos direitos humanos e que o desejo do país é trabalhar junto aos membros da OCDE para formar convergência dos padrões e práticas da organização.

O chefe do Executivo cita ainda a preocupação do governo com a economia sustentável e com os compromissos firmados no Acordo de Paris.

"Na área ambiental, especificamente, temos constantemente mostrado nosso compromisso com as metas do Acordo de Paris", afirmou Bolsonaro, mencionando também que o Brasil acompanhou outras nações na meta de zerar emissões líquidas de gases poluentes até 2050 na COP-26.

E completou dizendo que “o Brasil demonstrou seu comprometimento com economias de mercado abertas, competitivas, sustentáveis e transparentes”.

Leia também: Governadores prorrogam congelamento do ICMS de combustíveis por 60 dias

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19