Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Nelson Jr./SCO/STF
Reprodução/Nelson Jr./SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) preste depoimento até sexta-feira (28) à Polícia Federal (PF) no inquérito que apura vazamento de documentos sigilosos do ataque hacker ao TSE.

Moraes negou, nesta quinta-feira (27), a solicitação do presidente para abrir mão de ser ouvido pela PF. Ainda definiu que o depoimento deve ser prestado no início da tarde de amanhã, na Superintendência da PF em Brasília.

O ministro do Supremo ainda retirou o sigilo das investigações e determinou que, após o interrogatório, a PF conclua o inquérito.

Leia mais: Brasil registra recorde de casos de violência contra jornalistas em 2021

“A participação do investigado no inquérito ou do réu em seu processo não é apenas um meio de assegurar que os fatos relevantes sejam trazidos à tona e os argumentos pertinentes considerados. Mais do que isso, o direito do acusado em manifestar-se livremente e em ser ouvido no momento processual adequado é intrínseco à natureza do julgamento, cujo principal propósito é justificar o veredicto final para o próprio acusado, como resultado legal justamente obtido, concedendo-lhe o respeito e a consideração que qualquer cidadão merece”, escreveu o ministro.

A investigação começou quando o presidente Jair Bolsonaro divulgou dados de documentos sigilosos de um inquérito sobre ataques ao sistema do o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que não havia sido concluído. O chefe do Executivo colocou o link do inquérito nas redes sociais.

Em 2021, Moraes já havia determinado que a PF tinha que ouvir Bolsonaro até sexta-feira (28). No entanto, até a tarde desta quinta, o depoimento não havia sido agendado.

Moraes afirmou que “em uma República, o investigado – qualquer que seja ele – está normalmente sujeito ao alcance dos poderes compulsórios do Estado necessários para assegurar a confiabilidade da evidência, podendo, se preciso, submeter-se à busca de sua pessoa ou propriedade, dar suas impressões digitais quando autorizado em lei e ser intimado para interrogatório”.

Leia também: Bolsonaro confirma viagem à Rússia: "Buscando melhores relações comerciais”