Notícias

Pesquisadores encontram 30 múmias em tumba de 2 mil anos no Egito

A estrutura foi encontrada próxima ao Rio Nilo


28/01/2022 11h16

No Egito, pesquisadores descobriram três dezenas de múmias dentro de um sarcófago familiar de 2 mil anos, do qual a entrada estava escondida dentro de uma estrutura perto do Rio Nilo, em Aswan.

Leia mais: Estátua de águia nazista causa polêmica no Uruguai

Entre as 30 múmias encontradas, estão idosos, crianças e um recém-nascido, em uma grande variedade de gerações e períodos históricos diferentes, entre o ptolomaico e o romano.

Segundo Patrizia Piacentini, professora de Egiptologia e Arqueologia Egípcia da Universidade de Milão, co-diretora da escavação, o sarcófago pode ter servido para sacrifícios, diferentemente dos outros 300 túmulos identificados próximo ao Mausoléu de Aga Khan.

"Parece que, devido à sua localização ao longo de um vale de acesso à necrópole, este edifício foi usado como recinto sagrado onde eram oferecidos sacrifícios ao deus Khnum na forma de áries, deus criador e protetor das cheias férteis do Nilo, particularmente reverenciado em Aswan", disse Patrizia Piacentini em entrevista ao portal Live Science.

O túmulo é formado por quatro câmaras e muitas das múmias contam com um ótimo estado de preservação. Por isso, segundo a pesquisadora "o estudo da nova estrutura descoberta está apenas começando".

Leia também: Brasil registra 663 mortes por Covid-19 e atinge maiores número e média desde outubro

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19