Eleições: MDB e PSDB negociam federação partidária
Os dois partidos possuem candidatos à presidência: João Doria pelo PSDB e Simone Tebet pelo MDB
02/02/2022 19h11
O MDB e o PSDB estão negociando a formação de federação partidária para as eleições de 2022. A informação foi confirmada pelo presidente do partido tucano, Bruno Araújo, em suas redes sociais.
Leia mais: PGR pede ao STF que intime Renan e Aziz sobre uso de dados sigilosos na CPI
“Iniciamos conversas com o MDB sobre a possibilidade de formamos em Federação uma poderosa força política entre Partidos que tem relevante história na vida pública do País”, escreveu.
Confira:
As duas legendas possuem pré-candidatos à presidência da República. O PSDB é representado pelo governador de São Paulo João Doria, e o MDB pela senadora Simone Tebet, única representante feminina ao Planalto até o momento.
No entanto, caso a federação se confirme, um deles precisará desistir da candidatura à presidência, uma vez que a federação não permite permite dois nomes concorrendo ao mesmo cargo.
O presidente do MDB, o deputado Baleia Rossi também confirmou que existem conversas entre o dois partidos.
Os partidos precisam validar as federações partidárias até o dia 2 de abril. Na prática, as siglas avaliam que precisam fazer a solicitação até o início de março, para que o TSE possa analisar os pedidos com garantia até o dia 2 de abril.
A decisão partiu do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que estabeleceu que as federações precisam ser validadas até 6 meses antes das eleições.
Leia também: Moraes envia à PGR relatório contra Bolsonaro por vazamento de dados sigilosos
REDES SOCIAIS