Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Pexels
Reprodução/Pexels

O desmatamento em terras públicas federais da Amazônia sofreu um aumento alarmante desde o início do governo Jair Bolsonaro (PL), de acordo com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

Em nota, os pesquisadores constataram que a devastação do bioma foi 56,6% maior entre agosto de 2018 e julho de 2021 do que na comparação com o mesmo período de 2015 a 2018.

Dentre as regiões mais afetadas, o estudo apontou a divisa ‘Amacro’, que é compartilhada entre Amazonas, Acre e Rondônia, como a nova fronteira do desmatamento deste bioma. O estado do Amazonas está em segunda posição no ranking, perdendo apenas para o Pará, região mais crítica de perda da floresta, que domina o primeiro lugar desde 2017.

Leia mais: Brasil atinge maior média de mortes por Covid-19 desde agosto e registra recorde de casos

“Estamos subindo degraus rápido demais quanto à destruição da Amazônia e não podemos nos acostumar com isso. Quando olhamos para os números dos últimos três anos, fica claro o retrocesso daquilo que o Brasil foi um dia. Seguimos um caminho totalmente oposto às atitudes que o planeta precisa, com urgência, neste momento”, afirmou Ane Alencar, diretora de Ciência no IPAM e principal autora do estudo, em nota.

As diretrizes para reverter a situação incluem o combate à grilagem e às invasões de terras que ocasionam degradação de patrimônio público visando benefícios privados. O estudo ainda reforça a necessidade de segurança territorial em áreas protegidas. A valorização da bioeconomia e a prática de linhas de financiamento, que integram a proteção e a assistência técnica à agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais, também são medidas defendidas.

Leia também: Após deslizamento que matou 15 pessoas, três seguem desaparecidas em Franco da Rocha