“Ótimo que SP fez uma Semana de Arte Moderna, porque estava muito atrasada”, afirma Ruy Castro
Durante o Roda Viva desta segunda (7), escritor explicou o que foi o movimento e o legado que deixou
07/02/2022 23h27
O escritor e jornalista Ruy Castro foi o entrevistado do Roda Viva desta segunda-feira (7).
Ao ser questionado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, o escritor explicou a importância que a Semana de Arte Moderna de 1922 teve para São Paulo.
Leia também: “O samba não nasceu no morro, isso é uma lenda”, diz Ruy Castro ao falar da origem do estilo musical
“Foi ótimo que São Paulo fez uma Semana de Arte Moderna, porque estava muito atrasada. Com respeito a ambas as cidades, não existia muita diferença entre São Paulo e Cataguases (pequena cidade em Minas Gerais). Lá em Cataguases também tinham três ou quatro pessoas que também estavam antenadas no que estava acontecendo lá fora”, disse Castro.
Ao longo do programa, o jornalista fez questão de ressaltar que o Rio de Janeiro estava muito a frente de São Paulo no início do século XX e já era uma cidade moderna naquela período.
Assista ao trecho completo:
Participaram da bancada de entrevistadores a jornalista Yasmin Santos, a jornalista da Folha de São Paulo Francesca Angiolillo, o diretor do canal “São Paulo Nas Alturas” Raul Juste Lores, Manuel da Costa Pinto, apresentador do Entrelinhas, programa da TV Cultura, e Paulo Werneck, apresentador do Podcast 451 MHz.
Assista ao programa na íntegra:
O Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS