Alemanha envia tropas à Lituânia como apoio à Ucrânia
Berlim enviou cerca de 350 soldados para se juntar com o contingente da OTAN
08/02/2022 09h26
Poucas horas antes da visita do ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Olaf Scholz, à Washington, na última segunda-feira (7), o governo alemão anunciou que enviará 350 soldados à Lituânia para se juntar ao contingente da OTAN.
Leia mais: Quase 41% das crianças brasileiras entre 6 e 7 anos não sabiam ler em 2021, diz ONG
O gesto surge em um momento difícil para a imagem internacional da Alemanha, que foi questionada pelos Estados Unidos e outros países da Aliança, especialmente no Leste Europeu.
O envio de mais soldados ao contingente da Bundeswehr mostra que a Alemanha quer deixar claro que terá um papel mais ativo na crise e está tentando se afirmar contra seus critérios.
A ministra da Defesa Christine Lambrecht disse em uma visita ao centro de treinamento militar alemão, em Müster, que: "Vocês podem confiar em nós" se dirigindo aos soldados.
Berlim anunciou o envio das tropas em um dia de intensos esforços diplomáticos em dois continentes para tentar evitar uma tensão maior na Ucrânia. A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, viajou para Kiev pela segunda vez em três semanas para se encontrar com o ucraniano, Dimitro Kuleba.
Leia também: Valor da cesta básica compromete 55,2% do salário mínimo, afirma Diees
REDES SOCIAIS