Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Pexels
Reprodução/Pexels

Ter um imóvel é o sonho de 87% dos brasileiros entrevistados pela pesquisa feita entre o Censo de Moradia QuintoAndar e o Instituto Datafolha. De acordo com o levantamento, o brasileiro valoriza mais a casa própria do que estabilidade financeira, religião e filhos.

A análise escutou 3.186 pessoas com mais de 21 anos em todo país em outubro de 2021. A única opção que empatou com a casa própria foi ter uma profissão, ambas com média 9,7 em uma escala de 0 a 10. Em seguida, estabilidade financeira (9,6), plano de saúde (9,2), religião (9), filhos (7,9) e casamento (6,9).

Em relação à posse de moradia, 91% dos entrevistados entre 21 e 24 anos afirmaram que querem um imóvel próprio. Os jovens representam a maior porcentagem nesta questão.

Leia também: Pessoas negras representam 79% das casas revistadas pela polícia no RJ, diz pesquisa

Em relação à distribuição dos cômodos na casa, dentre os entrevistados, há banheiro (100%), quarto (99%), cozinha (99%), sala de estar (71%), garagem (71%), área de serviço (67%) e sala de jantar (55%). A suíte, presente em 23% dos imóveis, representa 80% na classe A e 6% nas classes D e E.

A pandemia também levantou um debate sobre o espaço em que vivemos. A área maior no cotidiano e ter uma casa para morar sozinho foram pontos importantes neste período de isolamento. A verticalização nas grandes cidades também está em expansão, mas 88% das pessoas no levantamento vivem em casas.

Em relação ao home office, a pesquisa pontuou que a porcentagem que aderiu ao novo estilo de trabalho representa 48% da classe A e apenas 21% das classes D e E.

Leia mais: Morre comentarista político e cineasta Arnaldo Jabor, aos 81 anos