Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura/Thales de Lima do Nascimento
Divulgação/TV Cultura/Thales de Lima do Nascimento

Nesta quinta-feira (24), o Linhas Cruzadas fala sobre um tema que parece estar muito distante de todos nós, mas que ainda tem muito a dizer dos seres humanos: A pré-história. Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé vão falar o que o homo sapiens do alto paleolítico tinha como rotina e de que forma ainda mantemos alguns dos seus hábitos.

A edição inédita vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura. Os apresentadores discutem a importância da descoberta e domínio do fogo para os nossos antepassados e como o hábito de comer em família vem desde esse momento.

Leia também: Brasileiro que mora na Rússia relata "estado de alerta" em meio ao conflito com a Ucrânia

“Quando a gente descobriu como fazer fogo, descobrimos que não precisava passar 15 horas mastigando a carne. Porque o fogo ajuda a tornar aquilo mais mastigável. Ao mesmo tempo, é muito provável que o fogo produzisse calor e produzisse luz para que a gente se reunisse ao redor dele”, diz Pondé

Além disso, Thaís e Pondé discutem como as religiões e as experiências religiosas começam na pré-história e em muita medida ainda servem para os mesmos propósitos até hoje.

“Quando a gente fala de pré-história, quanto mais longe a gente vai desse período em que a gente vive, maiores são as grandezas. Quando você está recuando no tempo, os marcadores são um pouco claros, então você trabalha com essa duração de tempo alargada”, explica Pondé.

Leia também: Diante do silêncio de Bolsonaro, Mourão diz que Brasil “respeita a soberania da Ucrânia”