O Linhas Cruzadas desta quinta-feira (3) falou sobre o otimismo da humanidade em diferentes aspectos. Entre eles, a religião.
Leia mais: Pesquisa aponta que 77% da população mundial está otimista para o ano de 2022
A edição ouviu o teólogo Flávio Crepaldi, que contou qual a relação entre os dois assuntos.
“A vivência da espiritualidade através de uma religião fornece subsídios importantes para a construção do otimismo. Em primeiro lugar, tira a questão auto referente do ser humano, que faz com a gente fique crítico e amargurado demais”, explicou.
Segundo Flávio, essas características nos tornam pessimistas, e as crenças trazem outra visão de mundo, algo que vai além do pensamento em si próprio.
O teólogo aprofundou mais o assunto no catolicismo: “Se refere a um Deus que quis nos criar por amor, com o objetivo de que um dia nós tenhamos uma união completa com ele. Quer visão mais otimista que isso?”, contou em tom descontraído.
Veja o trecho completo:
Leia também: "A ciência é o marcador mais claro de avanço em otimismo dos últimos séculos", afirma Pondé
Assista ao programa na íntegra:
Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.
REDES SOCIAIS