O presidente da Ucrânia pediu aos cidadãos russos para que protestem contra a tomada da Usina Nuclear de Zaporizhzhia. Em discurso televisionado nesta sexta-feira (4), Volodymyr Zelensky afirmou que os moradores do país vizinho “têm que ir às ruas e dizer que você quer viver, você quer viver na Terra sem contaminação radioativa”.
Durante a última madrugada, a maior usina nuclear da Europa pegou fogo e preocupou o velho continente. Uma eventual explosão causaria um dano dez vezes maior do que a catástrofe de Chernobyl. A Rússia dominou o local pela manhã.
Leia mais: Ucrânia e Rússia concordam em criar corredor humanitário
“O equilíbrio é a posição mais sensata por parte do governo”, diz Bolsonaro sobre guerra
“Povo russo, quero apelar para você: como isso é possível? Afinal, lutamos juntos em 1986 contra a catástrofe de Chernobyl”, disse Zelensky. O presidente do país invadido pela nação vizinha completa que “a radiação não sabe onde está a Rússia, a radiação não sabe onde estão as fronteiras do seu país.”
“Você tem que se lembrar do grafite em chamas espalhado pela explosão, as vítimas. Você tem que se lembrar do brilho sobre a unidade de energia destruída, a evacuação”, lembrou. “Como você pode esquecer isso? E se você não esqueceu, você não deve ficar em silêncio”, concluiu.
REDES SOCIAIS