Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Twitter @arthurmoledoval
Reprodução/ Twitter @arthurmoledoval

O deputado estadual paulista Arthur do Val (Podemos), conhecido como “Mamãe, Falei”, enviou áudios a colegas dizendo que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”.

“Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”, diz em um trecho.

Leia mais: ONU vai apurar se Rússia cometeu violações aos direitos humanos na Ucrânia

Os áudios divulgados pelo Metrópoles mostram uma conversa de do Val sobre as mulheres ucranianas. O deputado afirma que durante uma fila de refugiadas do conflito, só havia “deusas”. Ainda disse que não “pegou ninguém” porque não tinha tempo.

“Só vou falar uma coisa para vocês: acabei de cruzar a fronteira a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de ‘mina’ bonita. A fila das refugiadas… Imagina uma fila sei lá, de 200 metros, só deusa. Sem noção, inacreditável, fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui”, conta em outro momento.

O deputado, e o coordenador do MBL (Movimento Brasil Livre), Renan Santos, viajaram para a Ucrânia na última terça-feira (2).

Mamãe Falei se filiou ao Podemos em janeiro deste ano. O deputado pretende se candidatar ao governo de São Paulo e obter apoio do ex-juiz e candidato à presidência pelo Podemos Sergio Moro.

Leia também: “Se a Ucrânia cair, toda Europa vai cair”, diz Volodyrmyr Zelensky

Nas redes sociais, o ex-ministro disse que a viagem ao país ucraniano é “louvável”.

"O Dep. Arthur do Val e Renan Santos, do @MBLivre, decidiram reportar in loco o conflito na fronteira da Ucrânia. Também angariaram ajuda financeira para amparar refugiados. É sempre louvável quando saímos do discurso e partimos para a prática”, escreveu.

Os áudios do deputado já começam a ser repercutidos pelos deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP). Janaína Paschoal (PSOL) repudiou o acontecimento, mas não citou o nome do parlamentar.

“Na condição de Deputada Estadual, eu não tenho palavras para expressar a indignação com o desrespeito para com as mulheres ucranianas. O tratamento a elas dispensado já seria inaceitável, pelos termos utilizados! Mas, diante da situação de vulnerabilidade, é revoltante! Triste!”, completou.

A deputada Mônica Seixas (PSOL) condenou as falas e afirmou que vai entrar um pedido formal de explicação de viagem de Mamãe Falei.

“Vou encaminhar um pedido formal de explicação de viagem do Mamãe Falei não afastado até hoje da Alesp. Além de que, se comprovada a autoria dos áudios, vou pedir a cassação do seu mandato. Quebra grave de decoro, além de violência de gênero com as mulheres ucranianas”.