Notícias

Moro abandona união com Mamãe Falei e condena fala sexista sobre mulheres ucranianas

“Jamais dividirei meu palanque e apoiarei pessoas que têm esse tipo de opinião e comportamento”, disse em nota


04/03/2022 21h30

O ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (Podemos) se pronunciou nesta sexta-feira (4) sobre as declarações do deputado estadual Arthur do Val.

Em nota publicadas em suas redes sociais, Moro disse que a fala do deputado é "inaceitável em qualquer contexto”.


O deputado estadual paulista Arthur do Val (Podemos), conhecido como “Mamãe, Falei”, enviou áudios a colegas dizendo que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”. O deputado afirma que durante uma fila de refugiadas do conflito, só havia “deusas”. Ainda disse que não “pegou ninguém” porque não tinha tempo.

Leia mais: “Ucranianas são fáceis porque são pobres”, diz o deputado Mamãe Falei

“Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”, diz em um trecho.

“Só vou falar uma coisa para vocês: acabei de cruzar a fronteira a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de ‘mina’ bonita. A fila das refugiadas… Imagina uma fila sei lá, de 200 metros, só deusa. Sem noção, inacreditável, fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui”, conta em outro momento.

O deputado, e o coordenador do MBL (Movimento Brasil Livre), Renan Santos, viajaram para a Ucrânia na última terça-feira (2).

Leia também: Explosão mata dois funcionários em fábrica durante visita de Sergio Moro

Mamãe Falei se filiou ao Podemos em janeiro deste ano. O deputado pretende se candidatar ao governo de São Paulo e obter apoio de Sergio Moro.

“Jamais comungarei com visões preconceituosas, que podem inclusive ser configuradas como crime. As declarações são incompatíveis com qualquer homem público. Tenho uma vida pautada pela correção e pelo respeito a todos --tanto no campo público quanto na vida privada”, diz um trecho.

O ex-juiz ainda abandonou o apoio ao deputado. “Jamais dividirei meu palanque e apoiarei pessoas que têm esse tipo de opinião e comportamento”.  Moro ainda ressalta que o partido se manifeste sobre “a gravidade que a situação exige”.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19