A prefeitura de Natal decretou estado de emergência em diversas áreas do município neste segunda-feira (7) após as fortes chuvas no final de semana. A medida já está em vigor e vale por 180 dias.
Por conta do decreto, as autoridades podem convocar voluntários para ajudar na cidade e têm autorização para desapropriação de imóveis em áreas de risco.
De acordo com o Cemaden, as chuvas entre sábado (5) e domingo (6) somaram 256 mm de água em algumas regiões da cidade. Isso causou transbordamento de lagoas de captação e alagamentos, crateras abertas em várias regiões da cidade, redes de drenagem afetadas, pequenos deslizamentos em áreas de encostas, queda de árvores e casas interditadas por causa do risco de desabamento.
As precipitações deixaram muitas pessoas desalojadas na capital do Rio Grande do Norte, mas o número não foi confirmado pelas autoridades.
Leia também: Brasil fica fora de lista de países considerados hostis divulgada pela Rússia
O decreto também autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), nas "ações de resposta ao desastre".
A ação assinada pelo prefeito Álvaro Dias (PSDB) ainda permite que as autoridades administrativas e os agentes de defesa civil diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres a entrar nas casas para prestar socorro ou para determinar a evacuação em caso de risco iminente.
REDES SOCIAIS