Notícias

“Lutarei até o fim contra esta injustiça”, diz Arthur do Val sobre pedidos de cassação na Alesp

Doze representações foram apresentadas contra o deputado na Assembleia após divulgação de áudio falando sobre mulheres ucranianas


07/03/2022 21h28

O deputado estadual Arthur do Val (Podemos) voltou a se pronunciar nesta segunda-feira (7) e disse que irá “lutar contra a injustiça” em relação aos pedidos de cassação de seu mandato, que foi protocolado por diversos colegas na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

“Dei uma declaração lamentável, admito e peço desculpas por isso; além de tudo, perdi minha noiva e prejudiquei meus amigos. Isso tudo é sinal dos tempos: ladrões ficam impunes, gente honesta perde o mandato. Lutarei até o fim contra esta injustiça”, afirmou o deputado.

Além de lutar, o parlamentar também afirmou que estão pedindo sua cassação por conta das declarações, e não por com de “dinheiro na cueca ou feito rachadinha”, como seus inimigos políticos.

"Sou um líder político com posições claras. Combato a corrupção, enfrento privilégios e tenho como inimigos Lula e Bolsonaro. Não querem retirar meus direitos políticos por ter roubado, por ter aparecido com dinheiro na cueca ou feito rachadinha, coisas que graças a Deus nunca fiz. Se fizesse isso, tenho certeza que jamais perderia meu mandato", disse.

Leia também: Comissão do Senado adia votação de convocação de Arthur do Val para explicar fala sobre ucranianas

Até a noite de hoje, 12 representações contra o deputado foram protocoladas na Alesp, a maioria pedindo a perda do mandato. Do total, nove são individuais, ou seja, elaboradas por um único deputado, e três são subscritas por grupos de deputados.

As representações têm até 30 dias para tramitar no Conselho. Depois, o resultado segue para votação em plenário.

No momento final de sua viagem na Ucrânia, o deputado mandou áudio para um grupo de amigos dizendo que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”.

“Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”, diz em um trecho.

Leia também: Geraldo Alckmin acerta filiação ao PSB e abre caminho para ser vice de Lula nas eleições

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19