O Podemos anunciou nesta terça-feira (8) a desfiliação do deputado estadual Arthur do Val, também conhecido como Mamãe Falei. A saída acontece após divulgação de áudios sexistas contra mulheres ucranianas.
Depois da repercussão do material, o próprio deputado tinha pedido para sair da legenda, que foi acatado pelo partido.
"No dia da mulher (08 de março), Podemos recebe e acata desfiliação do deputado estadual Arthur do Val (SP), diante da abertura do processo disciplinar que poderia resultar em cassação do parlamentar. Ele estava filiado ao partido há cerca de 30 dias", afirmou o partido.
O parlamentar é alvo de pelo menos 12 representações no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) por conta dos áudios vazados na internet. Ele deverá responder a um processo que poderá culminar em advertências, suspensão ou até sua cassação.
Leia também: 19,9% das mulheres ganharam menos que os homens no mercado de trabalho em 2021, diz pesquisa
Até a noite da última segunda-feira (7), o Conselho de Ética havia recebido nove representações individuais e três coletivas, a maioria pedindo a cassação do deputado por quebra de decoro.
Nos áudios, ele diz que as mulheres ucranianas são “fáceis porque são pobres” e disse que voltaria ao país quando a guerra terminasse.
REDES SOCIAIS