Moraes manda Weintraub depor pela segunda vez por declaração sobre Lewandowski
Investigações mostram que o depoimento de Weintraub “contrariam frontalmente” provas obtidas durante apuração
09/03/2022 18h07
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou que a Polícia Federal ouça pela segunda vez o depoimento do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub sobre as declarações contra Ricardo Lewandowski.
Weintraub disse que Lewandowski tentou comprar a sua casa em São Paulo. A declaração aconteceu durante entrevista para um podcast.
O ex-ministro disse inicialmente que um ministro do STF tentou comprar seu imóvel, e logo depois afirmou que a tentativa partiu do ministro Lewandowski. Segundo Mores, investigações mostram o depoimento de Weintraub “contrariam frontalmente” provas.
Moraes deu cinco dias para que a Polícia Federal ouça o depoimento do ex-ministro novamente.
“As informações prestadas no depoimento de Auro Hadana Tanaka, advogado de Abraham Weintraub, comprovam não ter havido qualquer proposta de compra do imóvel de número 66 pelo min. Ricardo Lewandowski, o que foi corroborado pelas declarações da corretora Rose Mary”, disse Moraes.
“Verificadas as contradições entre as declarações do requerido e as informações prestadas pelo seu advogado, Auro Hadana Tanaka, e pela corretora Rose Mary, verifico a necessidade de realização de nova inquirição de Abraham Weintraub, para completo esclarecimento dos fatos”, completou o ministro.
O pedido do Moraes ocorre no âmbito do inquérito das fake news, que investiga ameaças contra os ministros do STF. No entanto, determinou que o trecho da entrevista seja analisada em um procedimento separado, pois ainda não se trata de um inquérito, e sim de uma etapa prévia.
O gabinete do ministro Ricardo Lewandowski negou, em fevereiro, que o magistrado visitou o imóvel de Weintraub.
REDES SOCIAIS