A alta nos preços do combustível provocou uma revisão na inflação em curto prazo. O aumento de 24,9% do diesel e de 18,8% da gasolina, divulgado na última quinta-feira (10) pela Petrobras, o Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) calculou a projeção da inflação, e o mês fecharia com 1,15%.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro ficou abaixo do nível calculado para março. As informações são da CNN.
A alta do diesel gera mais impacto na inflação do que a alta da gasolina, por ser responsável pelo transporte público e frete de mercadorias, transportadas por caminhões. Já a gasolina é restrita apenas às famílias. O produto não iria contribuir para inflação de outros segmentos.
Em 2021 o IPCA fechou com 10,06%, decorrente do aumento de 21,03% no grupo de transportes. No ano, a gasolina subiu 47%, enquanto o diesel subiu 46%, segundo números do IBGE.
Para 2022 o Conselho Monetário Nacional estipula meta de inflação de 3,5%. Porém as projeções do mercado financeiro, que refletem no no Boletim Focus, do Banco Central, estão em 5,65%.
Leia também: Acusado de receber R$ 2 milhões em propina, Aécio Neves é absolvido pela Justiça de SP; Brasileiros cruzam a fronteira para abastecer seus carros na Argentina
REDES SOCIAIS