As delegações da Rússia e Ucrânia fizeram uma “pausa técnica” nas negociações em busca de um cessar-fogo. As conversas devem ser retomadas na próxima terça-feira (15).
"Uma pausa técnica foi feita nas negociações até amanhã", escreveu o assessor da presidência da Ucrânia, Mikhailo Podolyak, em mensagem no Twitter. "As negociações continuam...", completou.
Mesmo com os diálogos, um novo ataque foi registrado em Kiev nesta segunda-feira (14) e deixou um civil morto.
O Kremlin também se manifestou e afirmou, por meio de seu porta-voz Dmitry Peskov, que a Rússia "não exclui a possibilidade" de assumir o controle das principais cidades ucranianas, como Kiev e Kharkiv. O governo russo afirma que tem poderio militar suficiente para cumprir seus objetivos na Ucrânia sem recorrer à ajuda da China.
Leia também: Quase descartado, acordo UE-Mercosul ganha nova relevância
O conflito na Ucrânia chegou ao seu 19º dia, com o governo ucraniano fazendo mais corredores para evacuação de pessoas e envio de suprimentos a regiões afetadas pela ação de forças russas.
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, pediu, no último domingo (13), uma zona de exclusão aérea em seu país após um ataque russo à base militar na fronteira com a Polônia, que integra a OTAN.
REDES SOCIAIS