Notícias

Ministério da Saúde lança aplicativo e-SUS Vacinação para gestores e profissionais da saúde

Segundo a Pasta, a nova ferramenta facilita o registro das doses aplicadas durante as campanhas


18/03/2022 13h25

O Ministério da Saúde lançou, nesta sexta-feira (17), o aplicativo e-SUS Vacinação voltado para profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS). Segundo a Pasta, a nova ferramenta facilita o registro das doses aplicadas durante as campanhas e nos atendimentos diários das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O lançamento aconteceu durante a Oficina Previne Brasil, em Belo Horizonte (MG). O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou a importância da Atenção Primária para a assistência da população: “O Brasil gasta cerca de 10% do seu Produto Interno Bruto (PIB) em Saúde. A Atenção Primária – com mais de 48 mil salas de atendimento e mais de 53 mil equipes de saúde – é que tem feito a diferença”.

Leia também: Grupo de refugiados da Ucrânia resgatados por igrejas desembarca em São Paulo

Atualmente, de acordo com dados do e-SUS APS, são 49,5 mil salas de vacinação na Atenção Primária, sendo 2,2 mil na região Norte, 19,1 mil no Nordeste, 3,5 mil no Centro-Oeste, 9,2 mil no Sudeste e 7,5 mil no Sul. O aplicativo poderá ser usado nos estabelecimentos que utilizam o sistema e-SUS APS com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

O e-SUS Vacinação pode ser utilizado em dispositivos, como tablet e smartphones, e possibilita que o profissional de saúde possa planejar a atividade e fazer o registro off-line de dados. Com o aplicativo, o profissional de saúde não precisará registrar a informação vacinal no SIPNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações).

Leia também: Geraldo Alckmin confirma filiação ao PSB: “Grandeza política, espírito público e união”

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19