Cerca de 53% dos brasileiros acreditam que país terá mais corrupção, aponta pesquisa
Levantamento, realizado nesta semana, ocorre no momento em que o Ministério da Educação enfrenta denúncias de envolvimento com esquemas de propina
29/03/2022 08h24
A percepção de que a corrupção vai aumentar futuramente no Brasil teve uma elevação, de acordo com uma pesquisa do Instituto Datafolha. Cerca de 53% dos entrevistados afirmaram esta opinião nesta terça (22) e quarta-feira (23).
Leia mais: Roberto Castello Branco afirma que mercado não confia mais no presidente Bolsonaro
Na pesquisa realizada em dezembro do ano passado 36% das pessoas afirmaram acreditar neste aumento. No levantamento desta semana, 17% dos entrevistados avaliaram que a corrupção irá diminuir e 26% pensam que continuará como está.
A pesquisa foi realizada no momento em que o Ministério da Educação, sob o governo Bolsonaro, enfrenta denúncias de envolvimento em esquema de propina com pastores.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. Ao todo, a pesquisa escutou 2.556 pessoas com mais de 16 anos em 181 cidades brasileiras. Entre os que acreditam que a corrupção será maior, as mulheres representam a maior parcela, com 58%, além das pessoas com ensino fundamental (59%) e quem ganha mais de dois salários mínimos (59%). A menor parcela é dos que recebem mais de dez salários (38%).
Leia também: "Eu simplesmente não atendia", diz Roberto Castello Branco sobre pressões de Bolsonaro
REDES SOCIAIS