Notícias

Governo muda tom e defende produção de vacina: “O presidente acreditou na ciência brasileira”, diz ministro

Marcos Pontes deve deixar o governo Bolsonaro para disputar as eleições deste ano


29/03/2022 20h48

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, fez um pronunciamento nacional na noite desta terça-feira (29). Em pouco mais de quatro minutos, Pontes defendeu a autonomia do país na produção de vacinas.

O Governo adotou outra postura em relação à imunização contra a Covid-19. O ministro ressaltou a importância da vacina. Durante a fala, Marcos Pontes afirmou que o desde o início da pandemia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu que fosse desenvolvida uma vacina nacional contra o vírus.

Leia mais: Alexandre de Moraes determina que PF coloque tornozeleira eletrônica em Daniel Silveira

O presidente se mostrou diversas vezes contrário à vacina, ele afirma que não se imunizou contra Covid-19.

O ministro da Ciência disse ao longo da fala que o Brasil é dependente de tecnologias estrangeiras para a produção de vacinas, e que nenhuma foi desenvolvida com tecnologia brasileira.

“A história nos mostra que quando grandes catástrofes atingem a humanidade, grandes superações também acontecem, principalmente em ciência e tecnologia. O presidente acreditou na ciência brasileira, e determinou o investimento em tecnologia para a fabricação de vacinas na nossa história”, disse.

O ocupante da Pasta destacou que os investimentos foram enviados para o Centro Nacional de Tecnologia de Vacinas. Segundo ele, o país passa a ter tecnologia para a produção de vacinas e medicamentos com “precisão e rapidez”.

O ministro cita a produção de vacinas contra a Dengue, Zika e Chikungunya, que, de acordo com ele, são negligenciadas”. Por fim, Marcos Pontes conta que o imunizante nacional contra a Covid-19 já está em teste, e que pode ser superior a “vacinas encontradas hoje”.

Em dezembro de 2021, o governo Federal destinou R$ 100 milhões para o Ministério da infraestrutura Ciência, Tecnologia e Inovação para o investimento de laboratórios de pesquisa no país.

Este é o último pronunciamento de Marcos Pontes como ministro do governo. O político deixará o governo Bolsonaro para disputar as eleições deste ano. Pontes deve tentar uma vaga de deputado federal por São Paulo, pelo PL, mesma legenda de Bolsonaro.

Leia também: Randolfe Rodrigues protocola requerimento para abertura de CPI do MEC

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo muda tom e defende produção de vacina: “O presidente acreditou na ciência brasileira”, diz ministro

Alexandre de Moraes determina que PF coloque tornozeleira eletrônica em Daniel Silveira

Randolfe Rodrigues protocola requerimento para abertura de CPI do MEC

Daniel Silveira diz que não vai obedecer decisão de ministro Alexandre de Moraes

Média de casos de Covid-19 fica abaixo de 30 mil pela 1ª vez desde janeiro