Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flicker TRE-MT
Reprodução/Flicker TRE-MT

Nas Eleições de 2022, cinco cargos estarão em disputa: Presidente da República, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais.

Conheça as principais atribuições destes cargos:

1. Presidente da República

Este cargo exerce a autoridade máxima do Executivo. É ele quem nomeia os ministros, conduz a política e economia, aplica ou veta leis, edita medidas provisórias, exerce comando das Forças Armadas, mantém relações com outros Estados e cumpre outras funções previstas na Constituição Federal. O mandato é de quatro anos, com o direito a concorrer uma vez à reeleição.

2. Governador

O governador ocupa o mais elevado cargo político no estado. Ele é responsável pela administração estadual e representa o estado nas relações jurídicas, políticas e administrativas. Cada estado do Brasil deve eleger um governador, com quatro anos de mandato e direito a uma reeleição.

Veja imagens: Webstory: Conheça os cargos em disputa nas Eleições

3. Senador

Os senadores são representantes políticos que atuam no Senado Federal e que, junto da Câmara dos Deputados, compõem o Congresso Nacional, o Poder Legislativo do Brasil. São três senadores eleitos por estado. Eles ficam responsáveis pela elaboração de leis e fiscalização dos atos do Executivo, podendo processar e julgar outros cargos e aprovar escolhas de ministros, operações financeiras e até mesmo propostas do presidente. O senador cumpre mandato de oito anos.

4. Deputado federal

O deputado federal atua no Legislativo e representa a população na Câmara dos Deputados. Sua principal função é a elaboração de leis. O número de deputados que um estado elege está relacionado ao número de habitantes, sendo que o máximo é 70 deputados estaduais e, o mínimo, 8 representantes para este cargo. São quatro anos de mandato e não há limites de reeleição.

5. Deputado estadual

O cargo de deputado estadual atua como representante da população no Legislativo estadual. Ele é responsável por legislar, fiscalizar, criar, alterar, vetar leis no âmbito regional. É eleito por quatro anos, com possibilidade de reeleição.