Notícias

Estrela mais distante já vista é detectada pelo telescópio Hubble

Tecnologia da NASA identificou a estrela que existiu no primeiro bilhão de anos após o Big Bang


30/03/2022 17h51

A NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) anunciou um marco para a astronomia nesta quarta-feira (30). A agência governamental dos EUA divulgou que o Telescópio Espacial Hubble detectou a luz da estrela individual mais distante já vista até hoje.

A estrela recém-detectada está distante ao ponto de sua luz levar 12,9 bilhões de anos para chegar à Terra. Os menores objetos vistos anteriormente a uma distância tão grande são aglomerados de estrelas, embutidos dentro de galáxias primitivas.

Leia também: Governo de SP sanciona reajustes salariais para 540 mil servidores paulistas

Segundo a Nasa, a estrela existia quando o universo tinha cerca de 4 bilhões de anos, ou 30% de sua idade atual, em um momento que os astrônomos chamam de “desvio para o vermelho 1,5”.

Veja as imagens:

Em nota divulgada pela NASA, o astrônomo Brian Welch, da Universidade Johns Hopkins, afirmou em artigo da revista Nature que descreve a descoberta que quase não acreditou no começo.

“Normalmente a essas distâncias, galáxias inteiras parecem pequenas manchas, com a luz de milhões de estrelas se misturando”, disse Welch. “A galáxia que hospeda esta estrela foi ampliada e distorcida por lentes gravitacionais em um longo crescente que chamamos de Arco do Nascer do Sol”.

Depois de estudar a galáxia em detalhes, Welch determinou que uma característica é uma estrela extremamente ampliada que ele chamou de Earendel, que significa “estrela da manhã” em inglês antigo.

Leia também: Anvisa aprova uso emergencial do medicamento Paxlovid para Covid-19

A descoberta foi feita a partir de dados coletados durante o programa RELICS (Reionization Lensing Cluster Survey) do Hubble, liderado pelo coautor Dan Coe no Space Telescope Science Institute (STScI), também em Baltimore.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de SP sanciona reajustes salariais para 540 mil servidores paulistas

Anvisa aprova uso emergencial do medicamento Paxlovid para Covid-19

Daniel Silveira afirma que determinação de Moraes é “inadmissível”

Arthur Lira pede que STF avalie “logo” caso de Daniel Silveira

Afasia: Entenda o distúrbio que pausou a carreira do ator Bruce Willis