Governo de El Salvador culpa gangues por onda de assassinatos
No último fim de semana, 87 pessoas morreram e 2.163 pessoas foram presas
31/03/2022 11h30
O Governo de El Salvador atribuiu a onda de violência que atingiu o país no último fim de semana e deixou 87 mortos a grupos criminosos organizados, como Mara Salvatrucha e Barrio 18. As autoridades informaram que prenderam, nos últimos dias, 2.163 pessoas.
Leia mais: Defesa diz que Golpe Militar deixou um “legado de paz, de liberdade e de democracia”
A nova onda de violência começou no último sábado (26) e aparentemente os alvos não seriam apenas as gangues, vencedores, motoristas de táxi e pessoas que estavam na rua, sofreram com os ataques.
De acordo com o jornal The New York Times, no ano passado, o governo dos Estados Unidos acusou o atual presidente, Nayib Bukele, de fazer um acordo secreto com algumas gangues, inclusive com a Mara Salvatrucha.
O Departamento do Tesouro norte-americano chegou a sancionar alguns dirigentes do governo salvadorenho acusados de fornecer incentivos financeiros, prostitutas e acesso a telefones celulares a líderes de gangues presos. Em troca, as gangues diminuiriam a violência.
Reportagens publicadas por jornais do país, também apontam que o governo negociou com os grupos criminosos para reduzir os homicídios.
Leia também: Governo Federal publica substituição de nove ministros para as eleições de 2022
REDES SOCIAIS