Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Enel
Reprodução/Enel

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, afirmou que a bandeira tarifária, a taxa extra aplicada às contas de luz, ficará na cor verde até o fim do ano. Isso significa que a conta não terá cobrança  extra para os consumidores.

A definição sobre a aplicação da bandeira tarifária na conta de luz cabe à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A bandeira varia entre as cores verde, amarela e vermelha (patamares 1 e 2). Porém, desde setembro do ano passado, está em vigor a bandeira “escassez hídrica”, a mais cara do sistema. Ela passou a ser cobrada por conta da seca nos reservatórios.

Essa bandeira acionava à conta de luz luz R$ 14,20 a mais para cada 100 quilowatts/hora (kWh) consumidos.

Leia também: Assassinatos decorrentes de conflitos no campo cresceram 75% em 2021, aponta Cedoc-CPT

A partir de sábado (16), passará a vigorar a bandeira tarifária na cor verde, isto é, sem custo adicional para o consumidor.

Segundo Ciocchi, os reservatórios das usinas hidrelétricas estão terminando o período chuvoso com níveis altos de armazenamento. Por isso não será necessário acionar as usinas termelétricas, como aconteceu ano passado.