Para o cristianismo, o domingo de ramos dá início à Semana Santa, porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém, poucos dias antes de morrer por crucificação.
Quinta-feira
Cronologicamente, Jesus teria sido preso na quinta-feira, quando ocorreu sua última ceia junto dos discípulos. Nas igrejas católicas ocorre a Missa Santa neste dia.
Sexta-feira
De acordo com o evangelho segundo escrito pelo apóstolo João, foi na tarde de sexta-feira que Jesus foi crucificado e morto. Por isso, para o cristianismo, é considerado um dia sagrado de luto.
Veja imagens: Webstory: Semana Santa: Entenda os significados do feriado
Começo da comemoração
Foi só em 325 d.C que o imperador Constantino declarou-se cristão e, organizado pelo Papa Silvestre I, consolidou a doutrina da Igreja Católica. Ficou decidido também que a Semana Santa seria comemorada por uma semana inteira. Há relatos de festas em homenagem aos últimos dias de Cristo.
Comemoravam dois dias apenas (sábado de aleluia e domingo da ressurreição). Nesse Concílio foi adotado o cristianismo como religião oficial do Império Romano.
O cristianismo foi declarado religião oficial do Império Romano, sendo adotada a vertente católica. Junto com a colonização portuguesa no Brasil, foram herdados esses costumes no país.
REDES SOCIAIS