Notícias

MPF pede que União retome ações contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami

Solicitação à Justiça se dá após denúncias de que os garimpeiros exigem sexo com as mulheres da tribo em troca de comida


12/04/2022 10h59

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou que a União retome ações contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami à Justiça Federal. O pedido se deu na última segunda-feira (11), após a Hutukara Associação Yanomami (Hay) denunciar que garimpeiros exigem sexo com as mulheres da tribo em troca de comida.

Segundo a Hay, pelo menos três garotas Yanomami de até 13 anos morreram após serem abusadas sexualmente no ano de 2020. As vítimas dos garimpeiros “eram novas, tendo apenas tido a primeira menstruação”, afirmou uma das testemunhas.

Leia mais: Bolsonaro elogia Paulo Guedes: “Foi fantástico na pandemia”

Conselho de Ética da Alesp vota cassação do mandato de Arthur do Val nesta terça (12)

A solicitação do MPF se dá pois as operações executadas pelo Governo Federal em 2021 não controlaram o avanço da prática, de acordo com o próprio ministério. Os Yanomami residem na maior reserva do país, que se estende por 10 milhões de hectares entre os estados do Amazonas e de Roraima.

“O MPF pede que o Governo Federal coordene o planejamento de novas operações de repressão contra os crimes socioambientais da região e que as equipes policiais permaneçam no local até que todos os infratores ambientais sejam retirados da terra indígena", aponta o ministério.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Para Vladimir Putin, invasão à Ucrânia era a única "opção"

Três filhos de Flordelis serão julgados pela morte de Anderson do Carmo nesta terça (12)

Conselho de Ética da Alesp vota cassação do mandato de Arthur do Val nesta terça (12)

Bolsonaro elogia seu ministro da Economia: “Paulo Guedes foi fantástico na pandemia”

Grupo indígena realiza manifestação contra garimpo em Brasília