Notícias

Conselhos de Saúde pedem ao governo prazo de 90 dias para declarar fim da emergência da Covid-19

No último final de semana, Queiroga anunciou fim da emergência; Conselhos pedem medidas de transição


19/04/2022 15h17

Os conselhos nacionais de saúde pediram para o Ministério da Saúde adotar um prazo de 90 dias para revogar o fim da emergência de saúde pública da Covid-19 no país. Uma carta foi entregue a pasta nesta terça-feira (19) alertando para o risco de desassistência à população com o fim das medidas adotadas na pandemia.

O documento foi assinado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

"Em virtude da necessária cautela com o encerramento da ESPIN, sob o risco de desassistência à população, solicitamos ao Ministério da Saúde que a revogação da Portaria MS/GM no 188, de 03 de fevereiro de 2020, estabeleça prazo de 90 (noventa) dias para sua vigência", pediram os conselhos.

As secretarias também pediram “medidas de transição” para este momento, como a mobilização para vacinação e a elaboração de um "plano de retomada capaz de definir indicadores e estratégias de controle com vigilância integrada das síndromes respiratórias".

Leia também: Bolsonaro elogia ministro Barroso e destaca a “transparência do sistema eleitoral”

No último domingo (17), o Ministério da Saúde anunciou o fim da "Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional" (Espin) relacionada à Covid-19, mas ainda não publicou a portaria que determina o prazo para que as medidas adotadas no país nos últimos dois anos deixem de valer.

Um dia depois, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o prazo para revogação das medidas seria de 30 a 90 dias.

O Brasil decretou a emergência sanitária por causa do coronavírus em fevereiro de 2020.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara de Mariupol divulga vídeo que mostra nuvem de fumaça sobre siderúrgica

Presidente do Solidariedade, Paulinho da Força confirma apoio do partido a Lula

Ministério da Saúde lança boletim com situação epidemiológica em áreas indígenas

Bolsonaro elogia ministro Barroso e destaca a “transparência do sistema eleitoral”

Governo de SP nomeia Felipe Salto como novo Secretário da Fazenda e Planejamento