Notícias

Entenda a polêmica entre cabeleireiro, Gaviões da Fiel e "Bolsonaro gay"

Mal entendido entre sambista, escola de samba e o presidente se deu dias antes do desfile de Carnaval de São Paulo


20/04/2022 14h00

O cabeleireiro Neandro Ferreira não esperava que sua fala para alguns jornais como a Folha de S. Paulo fosse repercutir de uma maneira tão negativa quanto foi. “Será um Bolsonaro com muita pinta e samba no pé”.

Neandro estava se referindo ao personagem que iria interpretar durante o desfile da escola de samba paulista Gaviões da Fiel. A agremiação terá como samba-enredo o título “Basta”, um “grito contra as desigualdades no Brasil”, segundo explicado nas redes sociais.

Leia mais: Dois dias após perder filho, Cristiano Ronaldo volta a treinar com companheiros de equipe

A repercussão causada por uma das maiores escolas de samba do país (muito por conta do status de ser uma das maiores torcidas organizadas do Brasil) retratar o presidente desta maneira claramente gerou repercussão.

Os comentários variavam positiva e negativamente, tanto por apoiadores quanto críticos do político. Críticos do governo apontavam que retratar Bolsonaro dessa maneira seria como uma ofensa à comunidade gay, enquanto apoiadores se preocupavam com a “deturpação” da identidade bolsonarista (ligada ao conservadorismo).

A Gaviões se prontificou em desmentir a fala do cabeleireiro, apontando que a orientação dada ao rapaz era a de que o mesmo interpretaria “um governante fascista”, sem especificar uma figura propriamente.

Confira a nota na íntegra:

"NOTA OFICIAL - CARNAVAL 2022

Em resposta a matéria veiculada hoje (19/04), por alguns órgãos de imprensa e em especial a Folha de S. Paulo, o Grêmio Gaviões da Fiel esclarece que as informações não são verdadeiras, tratando-se de “fake news", com objetivo de imputar a agremiação suposta desinformação a respeito sobre sua atividade.

Destacamos que o enredo da Gaviões da Fiel traz uma mensagem cultural, não tratando de questões políticas ou de apoio partidário em geral.

Os nossos valores estarão bem representados na pista, quais sejam: DEMOCRACIA, IGUALDADE, SUSTENTABILIDADE e PAZ.

Nascemos para combater e fiscalizar a política do Sport Club Corinthians Paulista e esse sempre será o nosso lema.

BASTA!
Carnaval 2022"

Em entrevista ao portal G1, Ferreira se explicou. O intérprete ficou animado com o convite, e começou a brincar que iria dar bastante “pinta de gay”, mas que a Gaviões não tinha lhe dado nenhuma especificação sobre quem seria o governante.

Leia também: Linhas Cruzadas desta quinta-feira (21) discute se é possível viver sem utopias

Apesar do problema, a escola de samba não negou apoio ao cabeleireiro, que continuará no desfile apesar dos ataques que vem sofrendo na internet.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rússia testa míssil balístico intercontinental e Putin avisa: "Vai garantir a segurança da Rússia contra as ameaças externas"

Daniel Silveira e Eduardo Bolsonaro são barrados de julgamento no plenário do STF

Com alto valor dos insumos, ração para pets deve ficar mais cara ao longo do ano

Câmara dos Deputados aprova Mês da Conscientização do Parkinson em abril

Governo russo diz que enviou propostas para interromper conflito; Ucrânia nega