Em reunião na Secretaria Municipal de Cultura nesta quarta-feira (20), a prefeitura de São Paulo propôs para os blocos de rua do carnaval desfilarem nos dias 16 e 17 julho. Por conta da falta de tempo para organizar o evento no feriado de Tiradentes, as autoridades sugeriram a realização das festividades daqui três meses.
Mesmo os principais blocos desistindo das celebrações nos próximos dias, alguns ainda pretendem ir às ruas. Sobre esse assunto, organizadores e prefeitura não chegaram a um acordo. Aline Torres, secretária de Cultura de São Paulo, pediu para os blocos que pretendem sair procurarem as subprefeituras responsáveis.
"A secretaria pediu encarecidamente, porque a prefeitura até agora não foi notificada de quais blocos vão sair no feriado, e os blocos se comprometeram a fazer isso também, de procurar as subprefeituras para que minimamente a gente consiga fazer a limpeza nos términos desses blocos. A gente entende que serão poucos blocos que vão estar nas ruas agora no dia 21. Os blocos que procurarem a prefeitura e der tempo, a gente vai conseguir fazer essa ponte", explicou.
Leia também: “Eu já fui hostilizada por pessoas trans”, diz Laerte no Provoca
Cerca de 5% dos blocos cadastrados na prefeitura devem ir às ruas nos próximos dias. Mas, por medo de represália de agentes de segurança, não foram anunciados os locais.
Mesmo com a sugestão para os outros 95% dos blocos desfilarem em julho, a data ainda não foi fechada.
Nos próximos dias, as escolas de samba do grupo especial de São Paulo vão para o Sambódromo do Anhembi.
REDES SOCIAIS