Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels
Pexels

Após a decisão da Câmara dos Deputados de ser favorável ao retorno da gratuidade das bagagens nas passagens aéreas, por meio da Medida Provisória 1.089/21, que ficou conhecida como MP do Voo Simples, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) manifestou indignação sobre o tema.

Leia mais: Câmara dos Deputados aprova volta do despacho gratuito de bagagem em voos nacionais e internacionais

Em nota publicada no site, a organização declarou que entende os temas aprovados e enxerga as ações positivas para o setor da aviação. “O governo acertou ao enviar uma MP que auxilia o setor aéreo na recuperação pós-crise da pandemia do novo coronavírus, mas a mudança na cobrança de bagagem vai no sentido contrário da própria MP pois reduz a competitividade do país”, afirma o presidente Eduardo Sanovicz.

A ABEAR justificou sua posição e declarou a extinção da prática de cobrança de bagagens como um “retrocesso”. Também afirmou que o mundo já implementa a opção de um peso restrito para o volume de mão “há pelo menos duas décadas”.

“É importante lembrar que logo após a implementação da cobrança pela franquia de bagagem, ao menos oito empresas estrangeiras, sendo sete “low cost”, demonstraram interesse em operar no país. Em 2020, porém, a pandemia do novo coronavírus interrompeu abruptamente esse movimento”, encerrou a nota.

Em 2016, as companhias aéreas foram beneficiadas com a decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para cobrar bagagens despachadas nos voos. Na época, a ação foi justificada para aumentar a concorrência e reduzir os preços das passagens. Porém, a atitude nunca foi colocada em prática.

Até o momento, as passagens aéreas apresentaram um aumento contínuo, incluindo a taxa extra para a quantidade de bagagens e serviços adicionais, como, por exemplo, o Wi-Fi. O fato multiplicou o valor dos tíquetes de maneira drástica.

A MP do Voo Simples foi aprovada pela Câmara na terça-feira (26) e segue para ser votada no Senado. De acordo com o texto, os passageiros podem despachar malas com até 23Kg em voos nacionais e até 30Kg em voos internacionais.

Leia também: Brasil deve ter a 9ª maior taxa de desemprego no mundo em 2022, diz agência