Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/CDC.gov
Reprodução/CDC.gov

O Centro de Controle de Prevenção de Doenças (CDC) informou nessa quinta-feira (28) o primeiro caso conhecido como gripe aviária H5 nos Estados Unidosregistrado em uma pessoa no Colorado.

A pessoa que testou positivo para o vírus da gripe estava envolvida no abate de aves que deveriam conter H5N1, segundo o CDC em comunicado.

De acordo com a agência, o paciente apresentou fadiga por alguns dias como o único sintoma. Ele já se recuperou e segue isolado sob tratamento com medicamento antiviral.

Leia mais: Diretora de escola infantil que teria amarrado as crianças se entrega à polícia

Os vírus H5N1 foram encontrados em aves de 29 estados dos EUA desde que o CDC começou a monitorar doenças entre pessoas expostas aos vírus no final de 2021.

“O CDC rastreou a saúde de mais de 2.500 pessoas com exposição a aves infectadas pelos vírus H5N1 e este é o único caso encontrado até o momento. Outras pessoas envolvidas na operação de abate no Colorado testaram negativo para infecção pelo vírus H5, mas estão sendo testadas novamente com muita cautela”, disse a agência.

"Este caso não altera a avaliação de risco humano para o público em geral, que o CDC considera baixa", acrescentou.

Globalmente, este é o segundo caso humano associado a esse grupo específico. O primeiro foi relatado no Reino Unido em dezembro de 2021.

Leia também: Datas do Enem são oficialmente divulgadas; Veja quem tem direito a isenção