Notícias

O que é a febre aftosa? Vacinação começa em maio

Programa nacional de imunização contra a febre aftosa inicia já no próximo mês; Saiba mais sobre a doença


29/04/2022 16h05

O mês de maio marcará o início da campanha de vacinação no país contra a febre aftosa, com diferentes estados investindo na proteção da doença em seus rebanhos.

A febre aftosa é uma enfermidade que geralmente acomete animais de casco fendido (bovinos, ovinos, suínos e caprinos). Seus principais sintomas são o aparecimento de vesículas na boca e pés desses animais. As vesículas são o equivalente a aftas, por isso o nome “aftosa”.

Apesar de ser danosa aos animais, é extremamente raro ser visto em humanos. A febre costuma ser transmitida pelo fluido presente nas aftas, na saliva, no leite e nas fezes dos animais. É perigoso para um rebanho, pois a transmissão ocorre antes mesmo de surgirem os sintomas iniciais.

Leia mais: PoderData: Lula tem 41% das intenções de voto, Bolsonaro aparece com 36%

A primeira etapa da campanha de vacinação será voltada para bovinos e bubalinos (bisões) de todas as idades. Todos os estados irão participar deste primeiro momento, com exceção de Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.

A expectativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é a de imunizar aproximadamente 107 milhões de animais no Brasil somente nessa etapa.

A pasta explica que as vacinas devem ser adquiridas em revendas autorizadas, e mantidas pelos compradores entre 2°C e 8°C desde a compra até o momento da utilização.

Leia também: Gabriel Luiz tem alta da UTI e agradece apoio: "Vocês não imaginam o tanto que isso faz a diferença”

O ministério também indica: “Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina. ”

Após a vacina, o proprietário do animal deve declarar que seu gado está vacinado, algo que dá para ser feito de forma online ou presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário de cada estado.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PoderData: Lula tem 41% das intenções de voto, Bolsonaro aparece com 36%

Gabriel Luiz tem alta da UTI e agradece apoio: "Vocês não imaginam o tanto que isso faz a diferença”

Bolsonaro defende voto de Mendonça contra Daniel Silveira: “Pessoa de princípios"

Bolsonaro diz que não quis ‘peitar o Supremo’ com indulto concedido a Daniel Silveira

Após polêmica e ações da Justiça, McDonald’s anuncia exclusão da linha “Novos McPicanha”