Notícias

EUA começa a treinar soldados ucranianos em território alemão

Departamento de Defesa americano afirma que forças da Ucrânia estão aprendendo a usar sistemas avançados de defesa e a manusear armamento pesado


01/05/2022 08h37

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos informou no último sábado (30) que está treinando soldados ucranianos na Alemanha e ensinando-os a manusear sistemas avançados de defesa.

Leia mais: Bolsonaro usa evento oficial para convocar apoiadores a manifestações em 1º de Maio

"Hoje posso anunciar que os Estados Unidos começaram a treinar sistemas-chave com as forças armadas ucranianas nas instalações militares dos EUA na Alemanha", afirmou o porta-voz do Departamento de Defesa, John Kirby, em entrevista coletiva no sábado (30).

De acordo com Kirby, o programa de treinamento ocorre em coordenação com o governo alemão. "Estamos gratos pelo apoio contínuo da Alemanha", disse o porta-voz.

Cerca de 50 ucranianos foram treinados a usar um obus, uma arma de longo alcance. Os soldados também aprenderão a usar sistemas de radar e veículos blindados.

O porta-voz norte-americano disse ainda que a maior parte do treinamento está sob a responsabilidade da Guarda Nacional da Flórida, que já havia treinado as forças ucranianas antes da invasão do país pela Rússia no dia 24 de fevereiro.

"A recente reunião desses membros da Guarda Nacional da Flórida com seus colegas ucranianos, segundo nos disseram, foi emocionante, devido aos fortes laços que foram formados enquanto viviam e trabalhavam juntos antes de se separarem temporariamente em fevereiro", acrescentou Kirby.

Segundo ele, os soldados ucranianos treinados "serão basicamente treinadores eles mesmos, pois vão voltar para a Ucrânia e treinar seus companheiros e equipe".

Leia também: Angelina Jolie visita Ucrânia em missão humanitária da ONU

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil encerra abril como o mês menos letal da Covid-19 em 2022

Angelina Jolie visita Ucrânia em missão humanitária da ONU

Fortes chuvas provocam alagamentos e transbordamento de rios em cidades do sul do RJ

Bolsonaro usa evento oficial para convocar apoiadores a manifestações em 1º de Maio

Lula critica Bolsonaro por ataques ao STF e indulto a Silveira: “Só conhece ódio”