Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Após um roubo do celular, os assaltantes acessam os aplicativos de bancos e carteiras digitais instalados nos aparelhos para limpar as contas das vítimas. Além de transferências e pagamentos indevidos, os fraudadores aproveitam a oportunidade para fazer empréstimos em seu nome, usar o cartão de crédito para golpes na compra online, entre outros.

Veja dicas para se proteger nessas situações.

1- Use sempre o procedimento de bloqueio de tela de início do celular

A falta do bloqueio de tela facilita o acesso a seus aplicativos. Reduza também o tempo de bloqueio automático do telefone, por exemplo, para 30 segundos. Quanto menor, mais seguro é.

2- Nunca utilize o recurso de "lembrar/salvar senha" em navegadores e sites

O ideal é não utilizar essa ferramenta em locais que possuam informações pessoais que você não gostaria que terceiros tivessem acesso.

Veja imagens: Webstory: Como se proteger do golpe do roubo de celular e golpe bancário

3- Não anote senhas

Jamais anote senhas de acesso ao banco em blocos de notas, e-mails, mensagens de Whatsapp ou outros locais em seu celular. Com as senhas anotadas em seu celular, o bandido terá fácil acesso aos seus bancos digitais.

4- Não repetir a senha utilizada para acesso a seu banco em outros aplicativos

Na conta do bando, use uma senha diferente de sites de compras ou serviços na internet. Nunca utilize a mesma do seu internet banking.

5- Não deixe o e-mail cadastrado no celular

Quando você coloca na plataforma que "esqueceu a senha", esses aplicativos mandam um link para você mudar a senha por e-mail. Se o seu e-mail está cadastrado no celular, o assaltante vai receber e vai conseguir mudar sua senha.