Notícias

Cida Bento critica falta de representantes negros no Judiciário brasileiro. “É preciso que uma mudança ocorra”

Escritora e psicóloga comentou ainda sobre casos recentes de agressão contra negros no país: "Tem uma concentração de pessoas brancas em lugares que são decisivos para mudar essa situação"


02/05/2022 23h09

A psicóloga e escritora Cida Bento é a entrevistada do Roda Viva desta segunda-feira (2).

Doutora em psicologia, Maria foi professora visitante na Universidade do Texas, além de conselheira e uma das fundadoras do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert).

Pedro Borges, editor-chefe do Portal Alma Preta, relembrou durante o Roda Viva três casos de violência contra homens negros nos últimos anos. João Victor Souza de Carvalho (13), que foi agredido e morto por um segurança de um restaurante. Pedro Gonzaga (19), morto por um segurança no Extra. E Beto Freitas, que foi assassinato por seguranças no Carrefour.

Diante do contexto, o jornalista perguntou à Cida sobre o que pode ser feito para episódios como esses citados não se repitam novamente. Além disso, questionou sobre a gestão das empresas sobre os casos.

“A força do movimento negro foi muito grande, a mobilização foi grande com esses casos. Nós temos que acelerar no Brasil a resposta branca a tudo o que está acontecendo. Quem está incluído nas instituições, quem está com a caneta no Judiciário, no Legislativo e nas grandes empresas são pessoas brancas. Há uma concentração muito grande de pessoas brancas em lugares que são decisivos para lidar com essas situações. Se você pensar no judiciário, a mudança virá a partir do que a gente está fazendo, mas de um tensionamento cada vez maior de mudanças dentro das instituições", afirmou

Assista ao trecho completo:

"A mudança depende da gente conseguir mudar instituições que são muito importantes. No campo da violência, o judiciário tem um grande número de não investigação de crimes contra jovens negros, e a gente tem um arquivamento em um judiciário que é branco. 85% dos juízes são brancos. É preciso que essa mudança ocorra", acrescentou.

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgados em 2021, apenas 12,8% (1.534) dos juízes são negros no Brasil.

Assista ao programa completo:

O programa irá ao ar às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cida Bento critica proteção contra a elite no Brasil: “Há silêncio quando eles cometem crimes”

"A minha expectativa é de que haja um diálogo com o movimento negro", diz Cida Bento sobre eleição

“Os pais precisam questionar as escolas sobre educação antirracista”, cobra escritora Cida Bento

Cida Bento critica falta de representantes negros no Judiciário brasileiro. “É preciso que uma mudança ocorra”

Cida Bento afirma que mercado de trabalho precisa discutir representatividade negra dentro das instituições