A psicóloga e escritora Cida Bento foi a entrevistada do Roda Viva desta segunda-feira (2).
A ativista Anielle Franco perguntou o que o assassinato de Marielle Franco revelou sobre o Brasil. A escritora falou que esse episódio foi um divisor de águas no país, pois escancarou a forma como a elite é “protegida” quando comete crimes ou irregularidades.
“Quando os crimes são cometidos por uma parcela da elite mais poderosa, há esse silêncio. Se localiza uma ponta, que foi quem matou, mas a gente sabe que poderosos estiveram e estão envolvidos nisso. É por isso que o assassinato nunca se resolve. Isso expõe uma parte muito delicada da sociedade brasileira”, disse a escritora.
Ela também fez questão de ressaltar que a elite não é protegida apenas em crimes violentos. Em sua resposta, a psicóloga critica o modo como lidam com a economia e política.
Leia também: Cida Bento critica falta de representantes negros no Judiciário brasileiro. “É preciso que uma mudança ocorra”
“Tem um aglomerado de coisas que é feito para a elite e uma violência muito grande com a periferia. O assassinato da Marielle deixa bem evidente. Tem um segmento que ninguém mexe”, criticou.
Assista ao trecho completo:
Participaram da bancada de entrevistadores Anielle Franco, diretora executiva do Instituto Marielle Franco e integrante da Coalizão Negra por Direitos, Pedro Borges, editor-chefe do Portal Alma Preta, Marcella Franco, editora na Folha de S. Paulo, o editor da GQ Brasil Guilherme Henrique, e a professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora de Psicologia e Relações Étnico-raciais Lia Vainer Schucman.
Assista ao programa na íntegra:
O programa vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS