A psicóloga e escritora Cida Bento foi a entrevistada do Roda Viva desta segunda-feira (2).
A jornalista Marcella Franco perguntou como uma família pode identificar se há práticas antirracista dentro das escolas no Brasil. A escritora que a melhor maneira é perguntando para os responsáveis se há livros de autores negros e como é o corpo docente. Mas admite que é preciso mais debate sobre o assunto.
Leia também: Cida Bento afirma que mercado de trabalho precisa discutir representatividade negra dentro das instituições
“Está crescendo os questionamentos dos pais nas escolas sobre livros e formação de professores. Isso está implicando, mas precisamos de um maior debate. A gente vinha num caminho interessante, não estava tudo bom, mas tinha a possibilidade no campo das políticas públicas de tornar esse debate mais visível. As escolas precisam ter esse tipo de prática”, explicou.
Na visão da psicóloga, os pais e responsáveis precisam questionar as escolas sobre aprendizado antirracista, pois isso impacta diretamente na aprendizagem da criança.
Assista ao trecho completo:
Participaram da bancada de entrevistadores Anielle Franco, diretora executiva do Instituto Marielle Franco e integrante da Coalizão Negra por Direitos, Pedro Borges, editor-chefe do Portal Alma Preta, Marcella Franco, editora na Folha de S. Paulo, o editor da GQ Brasil Guilherme Henrique, e a professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora de Psicologia e Relações Étnico-raciais Lia Vainer Schucman.
Assista ao programa na íntegra:
O programa vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS