Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

A psicóloga e escritora Cida Bento foi a entrevistada do Roda Viva desta segunda-feira (2).

A jornalista Marcella Franco perguntou como uma família pode identificar se há práticas antirracista dentro das escolas no Brasil. A escritora que a melhor maneira é perguntando para os responsáveis se há livros de autores negros e como é o corpo docente. Mas admite que é preciso mais debate sobre o assunto.

Leia também: Cida Bento afirma que mercado de trabalho precisa discutir representatividade negra dentro das instituições

“Está crescendo os questionamentos dos pais nas escolas sobre livros e formação de professores. Isso está implicando, mas precisamos de um maior debate. A gente vinha num caminho interessante, não estava tudo bom, mas tinha a possibilidade no campo das políticas públicas de tornar esse debate mais visível. As escolas precisam ter esse tipo de prática”, explicou.

Na visão da psicóloga, os pais e responsáveis precisam questionar as escolas sobre aprendizado antirracista, pois isso impacta diretamente na aprendizagem da criança.

Assista ao trecho completo:

Participaram da bancada de entrevistadores Anielle Franco, diretora executiva do Instituto Marielle Franco e integrante da Coalizão Negra por Direitos, Pedro Borges, editor-chefe do Portal Alma Preta, Marcella Franco, editora na Folha de S. Paulo, o editor da GQ Brasil Guilherme Henrique, e a professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora de Psicologia e Relações Étnico-raciais Lia Vainer Schucman.

Assista ao programa na íntegra:

O programa vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.