Notícias

"A minha expectativa é de que haja um diálogo com o movimento negro", diz Cida Bento sobre eleição

Segundo a escritora, é necessário que o movimente também participe em discussões sobre educação e cultura


02/05/2022 23h36

A psicóloga e escritora Cida Bento é a entrevistada do Roda Viva desta segunda-feira (2).

Doutora em psicologia, Maria foi professora visitante na Universidade do Texas, além de conselheira e uma das fundadoras do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert).

Pedro Borges, editor-chefe do Portal Alma Preta, questiona Cida sobre o crescimento do movimento negro na participação na política nacional, sobretudo no poder legislativo. O jornalista quis saber qual é a importância de campanhas que apoiarem candidaturas negras e é a opinião da escritora sobre  participação do movimento negra em um possível governo de Lula, caso o petista seja eleito. 

“Eu acho que a participação deve começar agora. Participação da construção de uma perspectiva na área da saúde, educação, cultura, falando de um governo progressista. O diálogo com o movimento negro tem que exigir dele o mesmo esforço que ele tem para dialogar com todas as forças socais, não é escolher um, dois ou três e é suficiente. Não é. Muitas vocês você vê alguns candidato falando com uma pluralidade de seguimentos e posições, e quando chega nas questões raciais, ou não falam com ninguém com falam com dois e três e acham que falaram com todo mundo. E os brancos? Passam meses falando com diferentes brancos", declara. 

Assista ao trecho completo:

"A minha expectativa é que haja um diálogo com a pluralidade e diversidade do movimento negro, com o mesmo cuidado que se tem para falar com esses diferentes seguimentos onde negros não estão presentes. Isso é fundamental", completa. 

Participam da bancada de entrevistadores Anielle Franco, diretora executiva do Instituto Marielle Franco e integrante da Coalizão Negra por Direitos, Pedro Borges, editor-chefe do Portal Alma Preta, Marcella Franco, editora na Folha de S. Paulo, o editor da GQ Brasil Guilherme Henrique, e a professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora de Psicologia e Relações Étnico-raciais Lia Vainer Schucman.

Assista ao programa completo:


O programa irá ao ar às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cida Bento critica proteção contra a elite no Brasil: “Há silêncio quando eles cometem crimes”

"A minha expectativa é de que haja um diálogo com o movimento negro", diz Cida Bento sobre eleição

“Os pais precisam questionar as escolas sobre educação antirracista”, cobra escritora Cida Bento

Cida Bento critica falta de representantes negros no Judiciário brasileiro. “É preciso que uma mudança ocorra”

Cida Bento afirma que mercado de trabalho precisa discutir representatividade negra dentro das instituições