Uma reportagem do site norte-americano “POLITICO” veiculada na última segunda-feira (2) afirma que a Suprema Corte dos Estados Unidos deve derrubar o direito ao aborto. O portal, que alega ter acesso a um rascunho dos ministros vazado, diz que os integrantes votaram contra uma decisão de 1973 que garantia o acesso à interrupção da gravidez.
O jornal estadunidense cobre a política do país e funciona há 15 anos. Recentemente, foi comprado pela empresa que também é dona do veículo alemão “Bild”. A matéria do “POLITICO” diz que os ministros do Supremo Tribunal dos EUA entendem a resolução de quase 50 atrás tem problemas de lógica jurídica.
Leia mais: Bombeiros de MG encontram ossada de vítima da tragédia em Brumadinho
Papa Francisco diz que pediu um encontro com Putin, mas não obteve retorno de Moscou
Ainda segundo o site, que teria obtido um rascunho do relatório do ministro Samuel Alito, os votos públicos ainda podem mudar a expectativa da decisão, uma vez que a decisão oficial ainda não foi divulgada. “É a hora de prestarmos atenção à Constituição e devolvermos o tema do aborto aos representantes eleitos do povo”, teria escrito o magistrado.
É a primeira vez na história que o rascunho de um relatório da corte é vazado antes da determinação ser oficializada, de acordo com o “POLITICO”. “A conclusão inescapável é que o direito ao aborto não tem raízes firmes na história e nas tradições da nação”, teria completado Alito.
REDES SOCIAIS